S. João live from Oporto.....
Santo António já se acabou
São Pedro está-se a acabar
São João São João São João
Dá cá um balão para eu brincar
Este mês, as cidades ficam mais alegres ao celebrar os seus santos. António, João e Pedro são pretexto para petiscadas, casamentos, marchas e fogueiras, cujas origens se perdem nas antigas festividades pagãs.
Junho é o mês dos arraiais, das marchas, das sardinhas e dos manjericos – em duas palavras: é o mês dos Santos Populares. Todo o país, com destaque para Lisboa e Porto, vive com mais alegria, celebrando casamentos e prolongando as conversas até de madrugada, bem regadas com vinho carrascão e acompanhadas das populares sardinhas.No entanto, a comemoração de três santos católicos é apenas um pretexto para estas festas populares.
Muito antes de Jesus Cristo já o povo festejada nesta altura do ano, celebrando o Solistício de Verão. Era altura para saudar a proximidade das colheitas, para fazer sacrifícios em prol da fertilidade e para afastar as doenças e a seca.
Pensa-se que as tão populares fogueiras têm origem na celebração da deusa romana Vesta, guardiã do lar e do fogo. A Igreja não conseguiu pôr fim a estas festas pagãs e, como solução, transformou-as em católicas. Santo António, São João e São Pedro, qual deles o mais festeiro, distinguem-se pelo percurso das suas vidas, mas reúnem-se, em Junho, nas festas populares.
Assim desejo a todos um feliz S. João, que seja mais uma desculpa para o bom convivio entre todos.
Saudações Académicas
4 comentários:
Fugarolas:
Vai dar banho ao cão!!!
Jamaicus Pandeiretus
Sim eu sei que é cultura a mais para este blog....mas há dias assim....
Não uses o nome do senhor em vão! ;)
Peço desculpa pelo equivoco... mas o Jezzus a quem eu me refiro é o "Cristo"....
:P
Enviar um comentário